Notícias‎ > ‎

CONSIGNAÇÃO DOS 0.5 % DO IRS às associações que protegem animais

Publicado a 20/05/2016, 15:29 por Sou por Eles   [ atualizado a 22/05/2016, 17:33 ]
Até agora não é permitida a associações que protegem animais beneficiar dos 0.5 %  do seu IRS.
Ajude-nos a  consegui-lo.


Muitos de vós têm, ao longo dos anos, manifestado intenção de indicar a União Zoófila como beneficiária de 0,5% do vosso IRS liquidado. Perguntam-nos qual o código da União Zoófila com o objectivo de inscrevê-lo quadro 11 da folha de rosto da declaração IRS.

Da lista de beneficiários não faz parte a União Zoófila nem qualquer associação que proteja animais não humanos. É o que respondemos aos pedidos de indicação do código da União Zoófila que nos são dirigidos por muitas dezenas de contribuintes todos os anos.

Por que é que não fazemos parte da lista? Já tentámos obter resposta junto das entidades competentes. Em vão. Parece que não fazemos parte da lista porque são cães e gatos e não pessoas o alvo directo do nosso trabalho.

Na verdade, também trabalhamos com pessoas, desde logo porque os cães e os gatos que protegemos tiveram, na sua maior parte, famílias.

E há muito mais trabalho com pessoas, a começar pela presença frequente em escolas com a finalidade de sensibilizar os mais jovens para a importância de respeitar os outros – humanos e outros animais.

Mesmo se também não entendemos por que razão a União Zoófila, considerada associação de utilidade pública administrativa, sem dívidas ao Fisco ou à Segurança Social, sempre fica fora da lista de entidades beneficiárias, foram as vossas interpelações que nos levam a pedir-vos ajuda para fazer com que isto mude.

Pedimos que perguntem às direcções dos grupos parlamentares por quê, por que razão nenhuma associação que trabalha com animais faz parte da lista;

Por que motivo, enquanto contribuintes, não vos é permitido doar 0,5% do vosso IRS liquidado a associações em situação absolutamente regular que salvam a vida de animais não humanos;

Digam aos deputados eleitos que, enquanto contribuintes, reclamam, de facto, o direito de escolher a quem doar os 0,5% do vosso imposto liquidado.

Sugestão de texto a enviar aos grupos parlamentares:

"Exmos srs,

Tendo tido conhecimento de que nenhuma associação protectora de animais domésticos em risco faz parte da lista de entidades às quais posso consignar 0,5 % do IRS, venho, por este meio, lamentar tal exclusão.

Na qualidade de contribuinte, gostaria de escolher livremente a quem consignar tal parcela do imposto sobre o meu rendimento. Não me parece, de resto, que faça sentido excluir associações, nomeadamente a União Zoófila, que resgatam, tratam e encaminham para adopção animais a quem todos, também o poder público, viraram as costas.

Na esperança de que vos seja possível corrigir esta situação em breve, subscrevo-me atenciosamente,

Nome
Cidade"

Enviar para
gp_psd@psd.parlamento.pt
gp_ps@ps.parlamento.pt
bloco.esquerda@be.parlamento.pt
gp_pp@cds.parlamento.pt
gp_pcp@pcp.parlamento.pt


Comments